JP

19 de mar de 20232 min

Gerando um projeto Maven sem IDE em 2 minutos

O que é Maven?

É comum ouvir falar em maven, principalmente para projetos Java mas não confunda Maven com Java, ok? Posso explicar o que é maven e seu caso de uso.

Maven é uma ferramenta popular de automação de compilação usada principalmente para projetos Java. Ele fornece uma maneira estruturada de gerenciar dependências do projeto, criar processos e versões. O Maven usa uma abordagem declarativa para gerenciamento de projetos, onde você define as especificações e dependências do seu projeto em um arquivo XML chamado pom.xml (Project Object Model).

O Maven ajuda a simplificar o processo de compilação gerenciando as dependências do seu projeto, baixando as bibliotecas necessárias dos repositórios e fornecendo uma maneira padronizada de criar e empacotar seu aplicativo. Ele também pode gerar documentação de projeto, executar testes e executar outras tarefas relacionadas à construção e gerenciamento de projetos Java.

Para resumir, o Maven fornece um poderoso conjunto de ferramentas para criar, gerenciar e liberar aplicativos Java e é amplamente usado na comunidade de desenvolvimento Java.

Gerando um projeto Maven sem IDE

Normalmente, engenheiros geram o projeto Maven por meio de uma IDE, mas há maneiras mais fáceis de fazer o mesmo sem o suporte de IDEs

Se você ainda não instalou o Maven, recomendo instalá-lo antes de começar. Assim, você pode baixar o Maven aqui neste link e depois de instalado, siga os passos para instalar utilizando este link aqui.

Primeiramente, para ter certeza que você instalou o Maven, abra o terminal e execute o comando abaixo:

mvn -version

Uma mensagem semelhante à abaixo será exibida no terminal.

Agora, vamos começar a gerar o nosso projeto Maven.

1° Passo: Abra o terminal novamente e execute o comando abaixo.

mvn archetype:generate -DgroupId=com.coffeeantips.maven.app
 
-DartifactId=coffeeantips-maven-app
 
-DarchetypeArtifactId=maven-archetype-quickstart
 
-DarchetypeVersion=1.0 -DinteractiveMode=false

2° Passo: Depois de executar o comando acima, uma pasta chamada coffeeantips-maven-app/ foi criada. Mude para este diretório e veremos a seguinte estrutura de pastas e arquivos.

Entendendo os parâmetros do comando

  1. archetype:generate: Gera um novo projeto a partir de um archetype ou atualiza o projeto atual.

  2. -DgroupId: Especifica o pacote onde as pastas e arquivos de projetos serão gerados.

  3. -DartifactId: Nome ou artefato do projeto.

  4. -DarchetypeArtifactId: O Maven fornece uma lista de archetypes, você pode conferir aqui. Mas, para este exemplo, estamos usando um archetype para gerar um exemplo de projeto Maven padrão.

  5. -DarchetypeVersion: Versão do projeto.

  6. -DinteractiveMode: É uma maneira de definir se o Maven irá interagir com o usuário solicitando entradas(inputs).


Material de estudo

Se quer aprender mais sobre o assunto e alcançar um alto nível de conhecimento, recomendo fortemente a leitura do(s) seguinte(s) livro(s):

Maven: The Definitive Guide (Versão Inglês) Escrito pelo criador do Maven, Jason Van Zyl, e sua equipe na Sonatype, Maven: The Definitive Guide explica claramente como essa ferramenta pode organizar seus projetos de desenvolvimento de software.
 
Neste livro, você aprenderá sobre: ​​O POM e os relacionamentos do projeto, o ciclo de vida da construção, plug-ins, geração de sites do projeto, geração avançada de sites, relatórios, propriedades, perfis de construção, repositório Maven e muito mais.

Bom é isso, espero que tenham gostado!

    0