top of page

Baixe grátis nossos e-books

Explore o mundo da Engenharia de Software e Data de forma mais eficiente e acessível com nossos eBooks!

  • Foto do escritorJP

Entendendo AWS S3 em 1 minuto

A Amazon Web Services AWS é um dos serviços de Cloud Computing mais tradicionais e com mais recursos do mercado. Um dos recursos mais utilizados é o S3.



O que é o S3?


S3 é uma abreviação para Simple Storage Service. É um recurso gerenciado pela própria AWS, ou seja, não preocupamos em gerenciar a infra-estrutura. Provê um repositório de objetos possibilitando armazenar objetos de diversos volumes, backups, sites, execução de análise de dados, gerenciamento de Data Lakes e etc. Provê também diversas integrações com outras ferramentas da AWS visando um repositório base.


Organização dos dados


O S3 é dividido em diferentes Buckets contendo uma estrutura de pastas com base nas necessidades dos clientes.


O que é um Bucket?


O Bucket que é uma espécie de contêiner onde todos os objetos serão armazenados e organizados. Uma coisa muito importante é que este Bucket deve ser único.


Arquitetura


A seguir, temos um desenho mais simplista da arquitetura do S3 com os Buckets e os diretórios de pastas.

Poderíamos descrever estes Buckets do desenho como Buckets de diferentes organizações ou até de uma mesma organização. É legal entender que, para uma região pode e vai existir um cenário como mostrado acima.


Integrações


O eco-sistema da AWS possibilita a integração da maioria de suas ferramentas e de terceiros. O S3 é um dos recursos que mais possui integrações.


Alguns exemplos de ferramentas com integração:


  • Athena

  • Glue

  • Kinesis Firehose

  • Lambda

  • Delta Lake

  • RDS

  • Outros

SDK


A AWS provê SDK compatível para diferentes linguagens de programação que possibilita manipular objetos no S3, como criar Buckets, pastas, upload e download de arquivos e muito mais.



 

Material de estudo


Se quer aprender mais sobre o assunto e alcançar um alto nível de conhecimento, recomendo fortemente a leitura do(s) seguinte(s) livro(s):


AWS Cookbook (Versão Inglês) é um guia prático contendo 70 receitas detalhadas sobre os recursos da AWS e como resolver diferentes desafios. É um livro bem escrito e de fácil entendimento cobrindo os principais serviços da AWS através de exemplos práticos. A AWS ou Amazon Web Services é o serviço de nuvem mais utilizando atualmente em todo o mundo, caso queira entender mais sobre o tema para ficar bem posicionado no mercado, recomendo fortemente o estudo.












Espero que tenha curtido!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page