top of page

Baixe grátis nossos e-books

Explore o mundo da Engenharia de Software e Data de forma mais eficiente e acessível com nossos eBooks!

  • Foto do escritorJP

Diferentes classes de armazenamento do S3


Amazon s3

O que são as classes de armazenamento do Amazon S3?


O Amazon S3 (Simple Storage Service) provê uma forma estratégica em organizar os objetos em diferentes camadas, onde cada camada possui suas particularidades que iremos detalhar mais a frente.


As classes de armazenamento tem como características oferecer diferentes níveis de durabilidade, disponibilidade, desempenho e custos. Para isso, deve entender bem qual estratégia utilizar para manter os objetos visando o melhor custo benefício. A seguir, iremos detalhar cada classes, descrevendo suas vantagens de desvantagens.


S3 Standard


A classe de armazenamento S3 Standard é a opção padrão e mais utilizada do Amazon S3. Ela é projetada para oferecer alta durabilidade, disponibilidade e desempenho para objetos frequentemente acessados.


Vantagens


S3 Standard é a classe mais comum utilizada no armazenamento e acesso a objetos com maior frequência, pois é a camada que oferece baixa latência e isso permite ser usado por diferentes casos de usos onde o acesso dinâmico aos objetos é imprescindível.


Outra vantagem é a durabilidade de 99.999999999%, ou seja, as chances dos objetos serem corrompidos ou até perdidos é muito baixa. Quanto a disponibilidade, esta classe fornece um SLA de 99,99%, significa que os objetos possuem uma alta disponibilidade para o acesso.


Desvantagens


S3 Standard possui algumas desvantagens comparado as outas classes. Uma delas é o alto custo de armazenamento para objetos pouco acessados. Por isso é importante definir políticas de ciclo de vida para lidar com objetos pouco acessados. No caso, existe a classe S3 Standard-Infrequent Access, que seria a mais apropriada para este contexto. Falaremos em breve sobre esta classe.


Outra desvantagem está relacionada ao acesso a objetos recém-criados. Mesmo que esta classe possui como umas das principais características a baixa latência. Objetos recém-criados podem não estar disponíveis de imediato em todas as regiões, podendo levar um tempo para a disponibilidade dos objetos para algumas regiões, gerando uma alta latência

 

S3 Intelligent-Tiering


A classe de armazenamento S3 Intelligent-Tiering fornece um mecanismo em que possibilita mover objetos com base no padrão de uso de forma automática para camadas mais adequadas, visando baixo custos de armazenamento.


Vantagens


O próprio conceito já diz tudo sobre uma das vantagens de se usar S3 Intelligent-Tiering. Esta classe é capaz de gerenciar objetos com base no padrão de uso, ou seja, para aqueles objetos que são poucos acessados, a própria classe move para classes mais adequada visando menor custos de armazenamento.


S3 Intelligent-Tiering monitora e move objetos de forma automática para camadas mais adequadas de acordo com o padrão de uso, geralmente esta integração funciona para 3 tipos de camadas. Uma camada otimizada para objetos de acessos frequentes, uma camada otimizada para objetos pouco acessados, que segundo a AWS gera uma economia de até 40%. E uma última camada direcionada a objetos que são raramente acessados, gerando uma economia de armazenamento em torno de 68%.


Outro ponto de vantagem é que não existe cobrança por acesso aos dados utilizando S3-Intelligent-Tiering. Somente cobranças pelo armazenamento e transferência.


Desvantagens


Possível aumento na latência para objetos acessados pela primeira vez. O motivo é de que ao mover os objetos para camadas mais adequadas, existe a possibilidade do aumento de latência para estes objetos que são pouco acessados.

 

S3 Standard-Infrequent Access (S3 Standard-IA)


Classe adequada para armazenar objetos com acessos menos frequentes mas que precisam estar disponíveis para acessos rápidos, mantendo uma baixa latência. É uma típica classe para armazenar dados a longo prazo.


Vantagens


O custo de armazenamento é mais baixo se comparado a classe S3 Standard, mantendo as mesmas características de durabilidade. Sobre a disponibilidade dos dados, possui as mesmas características que a classe S3 Intelligent-Tiering, de 99.9% de SLA. E também, permite acesso rápido aos dados oferecendo uma alta taxa de vazão (throughput).


A taxa mínima de armazenamento é cobrada mensalmente, diferente de classes como S3-Standard e S3-Intelligent Tiering.


Desvantagens


Não que necessariamente seja uma desvantagem, mas se comparado a outras classes pode não fazer tanto sentido, no caso, seria o custo de acesso aos dados. O acesso é cobrado por gigabyte acessado, ou seja, dependendo da frequência de acesso e volume acessado, seria melhor manter os dados em uma camada como S3 Standard. Tudo vai depender da sua estratégia.

 

S3 One Zone-Infrequent Access (S3 One Zone-IA)


Classe de armazenamento ideal para objetos que são acessados com pouca frequência e que estarão disponíveis em apenas uma zona (Availability Zone). A própria AWS sugere esta classe para cópias secundárias de backup de dados.


Vantagens


O custo é mais baixo comparada as demais classes de armazenamento, pois os dados serão armazenados em apenas uma zona, tornando o custo operacional baixo.


Desvantagens


Diferente das demais classes de armazenamento, onde o armazenamento dos objetos estão disponíveis em no mínimo 3 zonas de disponibilidade (AZ). A S3 One Zone-Infrequent Access disponibiliza os dados em somente 1 zona, fazendo com que não exista nenhum tipo de redundância, ou seja, existe uma possível chance na perda dos dados, caso haja alguma falha naquela determinada zona.

 

S3 Glacier Instant Retrieval


S3 Glacier Instant Retrieval faz parte da família Glacier, que tem como caraterística o baixo custo de armazenamento para objetos raramente acessados. É uma classe de armazenamento ideal para arquivamento de dados que necessita de acesso imediato.


Vantagens


O custo de armazenamento é baixo. Possui a mesma disponibilidade, comparado as classes S3 Intelligent-Tiering e S3 Standard-IA. Fornece redundância, ou seja, os dados são replicados para no mínimo 3 zonas de disponibilidades (AZ).


Desvantagens


Embora ofereça recuperação imediata dos dados mantendo a mesma vazão (throughput) do que classes como S3 Standard e S3 Standard-IA, o custo se torna alto quando é necessário a recuperação destes dados com uma grande frequência em um curto período.

 

S3 Glacier Flexible Retrieval


S3 Glacier Flexible Retrieval é a antiga classe de armazenamento chamada somente de S3 Glacier, possui uma característica em armazenar objetos com longa vida de duração, como qualquer outra classe da família Glacier. Esta classe é ideal para objetos que são acessado de 1 a 2 vezes ao ano e que requer recuperação de forma assíncrona, ou seja, sem acesso imediato.


Vantagens


Esta classe é ideal para manter objetos que não requer recuperação imediata, tornando uma vantagem quanto a custos. No caso, dados como backup, nos quais a recuperação é bem rara, esta classe não oferece custo de recuperação pela ideia da frequência de acessar estes dados ser bem perto de zero.


Desvantagens


Tempo de recuperação pode ser lento para alguns cenários. Como característica da própria classe, S3 Glacier Flexible Retrieval pode não atender quando seja necessário o acesso imediato aos dados.

 

S3 Glacier Deep Archive


Classe de armazenamento com o menor custo entre as classes da família Glacier. Ideal para armazenar dados que podem ser acessados de 1 a 2 vezes ao ano. A AWS sugere o uso desta classe para cenários onde temos que manter dados entre 8 a 10 anos visando atender regulamentos relacionados a compliance ou qualquer outro tipo de regra relacionada a retenção dos dados para longos períodos.


Vantagens


O menor custo entre as classes do mesmo segmento e com disponibilidade de 99.99%. Classe disponível em no mínimo 3 zonas de disponibilidade (AZ) e ideal para dados que requer longos períodos de retenção.


Desvantagens


Tempo de recuperação longo, ou seja, caso precise de uma recuperação rápida, este SLA não atenderá. Por ter uma característica em que o dado deve ser pouco acessado, o custo de recuperação pode ser mais alto, dependendo da frequência de acessos.


Espero que tenha curtido!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page