• JP

Entendendo o AWS SNS - Simple Notification Service

O SNS (Simple Notification Service), provê um serviço de notificação utilizando o paradigma Pub/Sub.


É uma forma de publicar mensagens destinadas a um ou mais inscritos na forma de endpoints. Confuso? Vamos aprofundar um pouco mais sobre o assunto. O termo Pub/Sub é um tema bastante relacionado em arquiteturas guiada a eventos, conhecida tecnicamente como event-driven architecture. Nesta arquitetura a publicação de mensagens podem ser feitas através de notificações para um ou mais destinos já conhecidos, criando uma arquitetura mais assíncrona.


Para que um destino se torna conhecido, deve haver uma forma de sinalizar que aquele destino seja um candidato a receber qualquer mensagem da origem, ou seja, o destino é um subscriber (sub) ou inscrito. Mas inscrito aonde? Todo subscriber pode ser inscrito em um ou mais publicadores, no contexto do SNS, seria Tópicos, no qual falaremos mais adiante. Dessa forma, para cada publicação feita, um inscrito naquela publicação, receberá uma mensagem.


Um exemplo, é quando recebemos notificações de algum aplicativo instalado no nosso Smartphone via push, ou seja, na instalação daquele aplicativo nos tornamos um inscrito (sub ou assinante), ou seja, para que qualquer publicação feita pelo aplicativo, seremos notificados. Provavelmente este serviço pode utilizar SNS como solução.



O exemplo anterior é uma visão de mais alto nível como forma de introdução. O tema é um pouco mais amplo e será abordado a seguir.


O SNS é dividido em Tópicos e Assinaturas, ambos trabalham de forma conjunta e oferecem diversos recursos através do próprio console da AWS ou de APIs.


1. Tópicos


Os Tópicos são pontos de acesso que funciona como interface entre o Publisher (publicador) e o Subscriber (inscrito). Todo aplicativo deve estar inscrito a um Tópico para que receba notificações, ou seja, é o único ponto de acesso para a comunicação.


Um Tópico é dividido entre o tipo Fifo e o Padrão:


  • Fifo: O tipo Fifo permite um controle mais rigoroso de ordenação das mensagens (first in/first out), possui um limite de throughput de até 300 publicações por segundo, garante a entrega da mensagem uma única vez e por fim, fornece suporte somente ao protocolo de assinatura SQS.


  • Padrão: O tipo padrão possui algumas diferenças que o torna mais flexível, porém menos rigoroso se comparado ao Fifo. Começando pela ordenação de mensagens. Este padrão visa uma ordenação de mensagens da maneira mais apropriada, ou seja, não possui uma regra que visa ordenar as mensagens por chegada. O throughput de publicações/segundo é maior que a do tipo Fifo e fornece suporte de protocolos de assinaturas para SQS, Lambda, HTTP, SMS, E-mail e endpoints de aplicativos móveis.


Limite de tópicos


Por conta da AWS, é permitido criar até 100.000 tópicos

2. Assinaturas


A Assinatura é a forma de conectar ou inscrever um endpoint para um Tópico específico. Ou seja, cada Assinatura deve-se especificar um Tópico (existente) e o endpoint em que deseja receber as notificações publicadas pelo Tópico que será assinado.


O endpoint é representado por diferentes tipos:

  • AWS SQS

  • HTTP

  • HTTPS

  • AWS Kinesis Data Firehose

  • E-mail

  • SMS

  • AWS Lambda

Resumindo, cada endpoint acima, são formatos de entrega/transporte para recebimento de notificações.


Limite de Assinaturas


A AWS permite até 10 milhões de assinaturas por tópico.


3. Limite de tamanho da mensagem


O SNS possui um limite de tamanho de mensagem de até 256 KB. Já as mensagens para SMS são de 140 bytes.



4. Tipos de mensagens


O SNS possui suporte para diferentes tipos de mensagens, como por exemplo texto, XML, JSON e texto sem formato.



5. SNS X SQS


O SNS e o SQS são coisas diferentes, mas que possuem relação. Como falamos anteriormente, o SQS pode ser utlizado como endpoint, ou seja, um protocolo SQS que assina um Tópico SNS passa a receber qualquer mensagem publicada no Tópico tornando um processo de integração assíncrona.



Na imagem acima descreve o contexto do SNS junto aos Tópicos e algumas SQS (subscribers) simulando as assinaturas. Após assinadas, todas estas SQS receberão mensagens publicadas do(s) Tópico(s). A SQS 1 receberá notificações dos Tópicos 1 e 2, a SQS 2 receberá notificações dos Tópicos 2 e 3 e por fim, a SQS 3 receberá somente do Tópico 3.


Em breve será liberado um post com alguns exemplos de códigos que te ajudará entender ainda mais sobre o SNS mais a fundo. Caso queira saber mais detalhes, recomendo ler a documentação oficial através deste link.


É isso, curtiu? Até mais!


Posts recentes

Ver tudo