top of page

Baixe grátis nossos e-books

Explore o mundo da Engenharia de Software e Data de forma mais eficiente e acessível com nossos eBooks!

  • Foto do escritorJP

Java Streams API - Filter



Desde o Java 8 lançado em 2014 foram adicionados dezenas de novas funcionalidades dentre melhorias na JVM e funções para facilitar a vida do desenvolvedor, pois ele merece. Dentre estas features, estão as Expression Lambda (EL) que foi o ponta pé inicial para a entrada do Java no mundo da programação funcional, melhoria na API de data e a não necessidade de criar implementações de Interfaces já existentes com a utilização de Default methods.


E a outra novidade é a API de Streams, o foco desse post. A Stream API é uma nova abordagem para se trabalhar com Collections deixando o código menos verboso e mais inteligente.


A Stream API trabalha com o processamento de dados sob demanda e fornece dezenas de funcionalidades para manipular Collections diminuindo o código e simplificando o desenvolvimento em uma espécie de pipeline que será explicado mais a frente.


Para entender melhor, vamos criar um código simples de uma lista de objetos que será percorrida e nela vamos criar algumas condições afim de extrair uma nova lista com os valores desejados. Neste exemplo não utilizaremos Streams API.


Vamos criar um Classe representando a entidade Cidade no qual terá como atributos: nome, estado e população. E por fim um método chamado listaCidades que carrega uma lista de objetos do tipo Cidade.


Filter


No próximo código, vamos percorrer uma lista, e dentro da iteração será verificado quais cidades possuem uma população maior do que 20 e em seguida adicionada em uma lista secundária.

Até então, tecnicamente não existe problemas com o código acima. Mas poderia ser menos verboso e mais prático. Agora, utilizando Stream API, segue um novo exemplo.



Perceba a diferença, invocamos o método listaCidades e por este retornar uma Collection, é possível invocar o método Stream. A partir da chamada do método stream() se dá início a pipeline.


Mais exemplos de Filter


Exemplo 1:


Saída:


Cidade: Hollywood /Estado: CA /População: 30

Cidade: Venice /Estado: CA /População: 10


Exemplo 2:

Saída:


Cidade: Venice /Estado: CA /População: 10

 

Como funciona a pipeline?


Seguindo o exemplo anterior, a pipeline é um processo sequencial que se diferencia entre operações intermediárias e finais. No exemplo, a Stream é invocada a partir de uma fonte de dados (lista de objetos do tipo Cidade) que trabalha sob demanda, o método filter é uma operação intermediária, ou seja, ela processa os dados até que o método collect é invocado, originando uma operação final.


 

Material de estudo


Se quer aprender mais sobre o assunto e alcançar um alto nível de conhecimento, recomendo fortemente a leitura do(s) seguinte(s) livro(s):


Use a cabeça: Java é um clássico onde qualquer iniciante no assunto deve ler e estudar. Neste livro você aprenderá sobre os principais pilares de Java como, orientação a objetos, criação de classes, interfaces e seu funcionamento, controlar exceções, objetos genéricos e muito mais. Se quer entrar de cabeça neste mundo, é uma excelente opção!













Padrões de Projeto é um livro no qual recomendamos após alcançar uma certa maturidade em programação em geral. Escrito por grandes nomes do assunto e traduzido para o português, Padrões de Projeto ou Design patterns como também são conhecidos, são padrões e estratégias que te ajudará a resolver diferentes desafios arquiteturais, aplicando soluções de forma elegante.

São estratégias em que desenvolvedores de todo o mundo tem adotado em seus projetos. Imagina se você precisa atuar em um projeto internacional, caso este projetos tem adotado estratégias de Padrões de projeto, você não terá nenhuma grande dificuldade em entender a dinâmica e a arquitetura do código ou caso contrário, você mesmo poderá aplicar os conhecimentos adquiridos através deste livro.

O mais interessante que Padrões de Projeto independem de linguagem de programação, é possível aplicar em qualquer outra linguagem, ou seja, é um conteúdo 100% reutilizável.













Java Efetivo escrito por Joshua Bloch e traduzido para o português, é um livro excelente para aqueles que possuem um pouco mais de experiência com Java mas que precisam aprofundar em detalhes mais específicos da linguagem como, quando e como usar específicos Padrões de Projeto ou Design Patterns, utilização de Lambdas e Streams, concorrências e serializações. Para aqueles que possuem mais de experiência, é um excelente material de consulta.














E aí, Curtiu? Até mais!

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page