top of page

Baixe grátis nossos e-books

Explore o mundo da Engenharia de Software e Data de forma mais eficiente e acessível com nossos eBooks!

  • Foto do escritorJP

Entendendo AWS Lambda em 3 minutos



AWS Lambda é um serviço de computação sem servidor, também conhecido como Serverless. A execução do Lambda permite que você crie aplicativos de back-end usando diferentes linguagens de programação como Java, Python, Node.js, .Net, Ruby, Go e muito mais.

A melhor parte do Lambda é que você não precisa se preocupar com servidores de aplicação para implantá-lo e executá-lo. Sem preocupações com as responsabilidades de capacidade de provisionamento que geralmente são utilizados em aplicações tradicionais como aplicações Web, onde requer o redimensionamento dependendo do tráfego, tornando-se uma alternativa mais barata para compor arquiteturas.



Como funciona


Lambdas também são usados ​​para compor arquiteturas sendo responsáveis ​​por cargas de trabalho específicas. Por exemplo, usando o Lambda, você pode começar a capturar/escutar arquivos de um S3 Bucket para efetuar algum tipo de normalização ou também pode usar o EventBridge (Cloudwatch events) criando agendamentos por meio de uma expressão cron para acionar o Lambda executando cargas de trabalho e depois encerrar o mesmo.


Conforme mostrado na imagem abaixo, temos alguns exemplos de serviços que integram-se com o Lambda, dessa forma você pode usá-los para invocar os Lambdas para uma variedade de cenários.



Limitações


Lambdas podem ser executados por até 15 minutos, ou seja, seu timeout é de no máximo 15 minutos ou 900 segundos. Portanto, se for usá-lo, atente-se ao lidar com cargas de trabalho que levam mais de 15 minutos.



Integrações


Conforme mencionado anteriormente, o AWS Lambda permite que várias integrações de serviços sejam usadas como um gatilho/trigger. Se você deseja escutar objetos criados no S3 Bucket, pode usar o S3 como trigger. Se você precisar processar notificações do SNS, também poderá definir o Amazon Simple Notification Service (SNS) como o trigger e o Lambda receberá todas as notificações para serem processadas.

Observe que temos diferentes cenários em que o Lambda pode resolver soluções com eficiência. Aqui você pode ver uma lista completa sobre os serviços integrados.

Preços


A AWS possui certas políticas sobre o uso de cada serviço. Lambdas são basicamente cobrados pelo número de requisições e pelo tempo de execução do código. Para mais detalhes, veja aqui.


Casos de Uso

Aqui teremos alguns exemplos onde o uso do Lambda pode ser uma opção interessante.


  • Processamento de dados: imagine que você deve normalizar arquivos não estruturados em semi-estruturados para serem lidos por algum processo. Neste caso é possível escutar um Bucket S3 procurando por novos objetos para serem transformados usando o Lambda.

  • Segurança: um Lambda que atualiza o Token de usuários de um aplicativo

  • Transformação de dados: Você pode usar o Kinesis/Firehose como um gatilho. Neste caso, O Lambda ouvirá cada evento gerado pelo Kinesis, transformá-lo e enviá-lo de volta ao próprio Kinesis para que os dados possam ser entregues ao S3.


Benefícios


  • Preço: Pague apenas por requisições e tempo de execução do código

  • Serverless: Não há necessidade de um servidor de aplicação

  • Integrado: o Lambda fornece integração com boa parte dos serviços da AWS

  • Linguagem de Programação: É possível utilizar as principais linguagens de programação

  • Escala e concorrência: Permite controlar a concorrência e dimensionar o número de execuções até o limite da conta


 

Material de estudo


Se quer aprender mais sobre o assunto e alcançar um alto nível de conhecimento, recomendo fortemente a leitura do(s) seguinte(s) livro(s):


AWS Cookbook (Versão Inglês) é um guia prático contendo 70 receitas detalhadas sobre os recursos da AWS e como resolver diferentes desafios. É um livro bem escrito e de fácil entendimento cobrindo os principais serviços da AWS através de exemplos práticos. A AWS ou Amazon Web Services é o serviço de nuvem mais utilizando atualmente em todo o mundo, caso queira entender mais sobre o tema para ficar bem posicionado no mercado, recomendo fortemente o estudo.














Espero que tenha curtido!





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page