• JP

Criando uma Lambda AWS usando Python + Deploy



Neste post, iremos criar uma aplicação Lambda AWS usando Python. Será um passo a passo, desde criar o código fonte, que será bem simples, passando pela criação da role e por fim, o deploy da aplicação.


Este tutorial será baseado na documentação da AWS, pois, muitas vezes os usuários possuem uma dificuldade em ler uma documentação por talvez ser um pouco verbosa ou até estar em outra língua, por isso, decidi criar este passo a passo baseando-se na própria documentação da AWS e espero que gostem.


O que é um Lambda?


Lambdas são conhecidos como aplicações serverless, ou seja, são aplicações que não tem a necessidade em configurar um servidor memória, CPU etc.


Todo o poder computacional é gerenciado pela própria AWS e isso nos dá a flexibilidade de apenas se preocupar com o código que será executado.


Característica de um Lambda


O Lambda possui uma característica diferente de uma aplicação tradicional, que tem uma característica de uptime 24/7, para isso, temos que ter em mente a finalidade do seu uso.


A característica principal é que um Lambda é executado para uma tarefa específica e após o término, ela basicamente "morre". Isso é muito positivo, pois gera uma boa economia e os recursos são bem mais utilizados.


Imagine que você recebeu uma tarefa para criar uma aplicação que enviará emails algumas vezes durante o dia. Faz sentido manter uma aplicação online 100% do tempo para este tipo de tarefa? Você até pode fazer, mas estaria desperdiçando recursos, por na maioria do tempo a aplicação estar ociosa e o tempo de execução da tarefa seria em questão de poucos minutos ou nem isso. Já um Lambda, seria uma abordagem ideal para este cenário.


Imagine que os emails devem ser enviados 6 vezes ao dia em um intervalo de 4 horas. A aplicação executaria a tarefa, terminaria e depois de 4 horas executaria novamente. E cada execução seria em torna de 2 minutos. Resumindo, o objetivo da tarefa seria alcançado em pouco tempo e com um baixo custo computacional.


Mãos na massa


Nos próximos passos, criaremos o nosso código em Python na versão 3.8, em seguida, a role com as permissões necessárias para a execução do Lambda. Vamos anexar a role criada á uma policy, criaremos a aplicação Lambda, e em seguida, vamos compactar o arquivo com o código para o deploy, e por fim, faremos uma invocação para execução da Lambda.


Os passos após o código, iremos executar utilizando CLI, para isso faça a instalação do AWS CLI seguindo esta documentação .


O CLI é uma das maneiras de interação com a AWS e é bem simples a sua utilização. Existem outras maneiras também de interagir com a AWS para a criação de recursos, o mais comum no mercado é utilizando ferramentas IAC, como Cloudformation e Terraform. Já até criamos um tutorial sobre estes recursos, basta acessar os links abaixo para entender melhor, mas para este tutorial, seguiremos como base a documentação da AWS, utilizando CLI.


Após a instalação do CLI, configure suas credenciais da AWS executando o comando abaixo via terminal. Caso você não conheça este comando, recomendo a leitura de como utilizar, nesta documentação,

aws configure

Criando o código da Lambda


A seguir, criaremos o código que será executado na aplicação Lambda, será um código muito simples apenas para exemplificar a execução.


Utilizaremos Python neste exemplo, mas é possível utilizar várias outras linguagens de programação para a criação da Lambda.


Crie um arquivo chamado lambda_function.py e escreva o código abaixo.

import logging

logger = logging.getLogger()
logger.setLevel(logging.INFO)


def lambda_handler(event, context):

    name = event['yourname']

    message = {'Message': 'hello ' + name + 
                          ' ,this is your first '
                          'Lambda application!' }

    logger.info(message)

Criando a role


O comando a seguir criará a role chamada lambda-default-role. A role é uma forma de dar permissão para um recurso específico executar uma ação específica. Execute via terminal.

aws iam create-role --role-name lambda-default-role --assume-role-policy-document '{"Version": "2012-10-17","Statement": [{ "Effect": "Allow", "Principal": {"Service": "lambda.amazonaws.com"}, "Action": "sts:AssumeRole"}]}'

Após a execução do comando acima, um output como este será mostrado.

{
    "Role": {
        "AssumeRolePolicyDocument": {
            "Version": "2012-10-17", 
            "Statement": [
                {
                    "Action": "sts:AssumeRole", 
                    "Effect": "Allow", 
                    "Principal": {
                        "Service": "lambda.amazonaws.com"
                    }
                }
            ]
        }, 
        "RoleId": "AROA5WDL5GTDVI43EJEUOV", 
        "CreateDate": "2021-09-12T22:11:04Z", 
        "RoleName": "lambda-default-role", 
        "Path": "/", 
        "Arn": "arn:aws:iam::id-da-sua-conta:role/lambda-default-role"
    }
}

Anexando a role á uma policy


Para este passo, basta executar o comando abaixo via terminal

aws iam attach-role-policy --role-name lambda-default-role --policy-arn arn:aws:iam::aws:policy/service-role/AWSLambdaBasicExecutionRole

Zipando o arquivo Python


Neste passo, vamos compactar o arquivo Python contendo o código que escrevemos nos passos anteriores, para isso, acesse a pasta onde o arquivo se encontra e execute o comando abaixo.

zip my-deployment-package.zip lambda_function.py

Criando a função Lambda e efetuando o deploy


Agora criaremos a função Lambda chamada my-first-lambda e no mesmo comando, vamos anexar o código compactado no passo anterior. Lembre-se que este comando deve ser executado na mesma pasta onde o arquivo foi zipado, ok?

aws lambda create-function --function-name my-first-lambda --zip-file fileb://my-deployment-package.zip --handler lambda_function.lambda_handler --runtime python3.8 --role arn:aws:iam::id-da-sua-conta:role/lambda-default-role

Entendendo o comando acima

  1. aws lambda create-function --function-name my-first-lambda: Comando para criar a função Lambda chamada my-first-lambda

  2. --zip-file fileb://my-deployment-package.zip: Anexa o arquivo my-deployment-package.zip na criação da função, onde contém o código fonte.

  3. --handler lambda_function.lambda_handler: Esse parâmetro seta a nome da função lambda_handler, ou seja, quando o Lambda for invocado, será está função que será executada. Esta mesma função deve existir no arquivo Python, conforme criamos anteriormente no primeiro passo.

  4. --runtime python3.8: Neste parâmetro, passamos como argumento a linguagem em que estamos usando para o Lambda, no nosso caso, Python com a versão 3.8

  5. --role arn:aws:iam::id-da-sua-conta:role/lambda-default-role: Por último, passamos o valor do parâmetro role. O valor deste parâmetro é mostrado no output após a criação da role, no campo Arn, basta copiar e colar.

Pronto, agora que você entendeu, basta executar via terminal para a criação definitiva do Lambda.


Veja que o Lambda foi criado com sucesso, agora vamos fazer algumas invocações para que o Lambda seja executado.


Invocando o Lambda


Neste passo, vamos executar o Lambda através de uma invocação manual. Existem diversas outras formas em invocar uma aplicação Lambda. A invocação pode ser feita através de um Event-Bridge que funcionaria como um gatilho, no qual podemos configurar um cron, que poderá invocar o Lambda de tempos pré-determinados, como, minuto a minuto, hora em hora, 1 vez por semana e dentre outras opções. Existem várias outras formas, todas elas são descritas na documentação da AWS, mas para este post, faremos de forma manual, utilizando o CLI.

aws lambda invoke --function-name my-first-lambda --payload '{"yourname": "Mônica"}' output.txt

Entendendo o comando acima

  1. aws lambda invoke --function-name my-first-lambda: Invoca o Lambda my-first-lambda

  2. ---payload '{"yourname": "Mônica"}': No payload é onde passamos o valor do input que o Lambda vai processar. Neste caso, estamos passando um JSON com uma informação. O segundo parâmetro, o output.txt, será o arquivo que armazenará informações como, o response do Lambda caso exista ou algum log de erro, caso aconteça.


Você pode acessar os logs do Lambda através do Cloudwatch para visualizar melhor os logs que definimos no código Python.


Atualizando o código


Caso precise alterar o código, refaça o passo em que zipamos o arquivo e em seguida, execute o comando abaixo.

aws lambda update-function-code --function-name my-first-lambda --zip-file fileb://my-deployment-package.zip

Pronto, agora temos um Lambda! Caso queira ler a documentação da AWS sobre como criar um Lambda, siga esta documentação.


É isso, curtiu? Até mais!


Posts recentes

Ver tudo